Music For The Masses do Depeche Mode completa 30 anos de muita história

Depeche Mode em 1987 / foto de Anton Corbijn
O ano de 1987 foi um dos mais produtivos para o mundo da música e foi nele também que surgiu um dos mais importantes álbuns de todos os tempos. “Music For The Masses”, o sexto disco de estúdio do Depeche Mode, completou 30 anos de lançado em 28 de setembro.

Music For The Masses e a icônica capa / foto de divulgação

Produzido pela própria banda e por Dave Bascombe, o disco elevou consideravelmente o Depeche Mode em termos de música eletrônica. Na época o grupo ainda era um quarteto, formado por Martin L. Gore (teclados, guitarras, vocal e composições), David Gahan (vocal), Andrew Fletcher (teclados) e 
Alan Wilder (programador, tecladista e compositor).



Com a saída de Alan Wilder em 1994, o grupo seguiu em formato de trio até os dias atuais, o que a princípio assustou alguns fãs mais fervorosos mas que em seguida, mostrou-se como uma perfeita adaptação.

Alan Wilder deixou o grupo em 1994 / foto de divulgação
O disco Music For The Masses é composto por dez faixas e ao logo do tempo, muitas tornaram-se grandes clássicos da carreira da banda, como “Never Let Me Down Again”, “Behind The Wheel”, “Nothing” e “Strangelove”, esta última ajudando ao grupo a ficar conhecido mundialmente, principalmente no Brasil.

Blind Mix / Daniel Miller

A faixa Strangelove ganhou um importante remix, “Blind Mix”, feito pelo cara que é considerado o ´quinto´ DM, que aliás, tem as iniciais no nome, Daniel Miller, fundador do selo por onde o grupo lançou a grande maioria de seus discos, Mute Records.

For The Masses: tributo / foto de divulgação
Muitos artistas reconhecem a importância de “Music for the Masses” em suas carreiras, entre eles, a banda Smashing Pumpkins, liderada por Billy Corgan e ainda Deftones, Placebo e muito mais gente. O disco ganhou inclusive um tributo em 1998, onde vários artistas regravaram faixas do grupo, 18 ao total, porém nem todas vindas do disco, batizando o projeto de “For The Masses”, liderado por David Reilly, do God Lives Underwater.

101 virou DVD e álbum duplo / foto de divulgação
O disco deu origem à tour "Music For The Masses", na qual foi registrado então no ano seguinte, 1988, o disco "101", gravado ao vivo no estádio Rose Bowl, em Pasadena, junto ao documentário homônimo, lançado em março de 1989, que conta os bastidores e algumas apresentações do grupo durante a turnê.


Quem conhece e aprecia o disco entende a força que o mesmo tem. Há ecos dele inclusive em trabalhos feitos por nossa equipe. O nome da webradio na qual atuamos,"Radiocultfm", tem uma pitada do álbum, onde o FM do nome é muitas vezes confundido com uma suposta vontade nossa em sermos uma emissora de ondas via frequência modulada, o que não é verdade. O FM da Radiocultfm é de “For the Masses”, vindo exatamente do mesmo álbum que influenciou muita gente ao redor do planeta. 

Ouça o disco mais uma vez e caso não o conheça, separe um tempo para tal. Depois volte aqui para nos contar o que achou!

Music For The Masses faixas:

1.
"Never Let Me Down Again"  

4:47
2.
"The Things You Said"  
Faixa interpretada por Martin Gore.
4:02
3.
"Strangelove"  

4:56
4.
"Sacred"  

4:47
5.
"Little 15"  

4:18
6.
"Behind the Wheel"  

5:18
7.
"I Want You Now"  
Faixa interpretada por Martin Gore.
3:44
8.
"To Have and to Hold"  

2:51
9.
"Nothing"  

4:18
10.
"Pimpf"  .

Clique aqui e conheça a Radiocultfm!

Music For The Masses do Depeche Mode completa 30 anos de muita história Music For The Masses do Depeche Mode completa 30 anos de muita história Reviewed by Luck Veloso on 14:25 Rating: 5
Postar um comentário

Join Us