Supermercados com pilhas de discos de vinyl


Para quem nasceu depois do ano 2000 fica difícil imaginar a cena, mas acredite, durante os anos 70, 80 e 90 havia uma seção de discos de vinyl em vários supermercados do Brasil. Aliás, pilhas de discos! Aí você me diz, óbvio né? O formato vigente na época era esse em sua grande maioria.

Talvez você esteja certo, mas por que será que hoje (quase) não há mais aparato algum para venda ou até mesmo para o conhecimento musical em grandes mercados? Com a digitalização das obras, ficamos menos interessados em conhece-las e consequentemente ouvi-las? Com certeza não. Recentemente a rede inglesa Tesco voltou a vender discos de vinyl, com a volta do crescimento no setor.

Voltando ao passado, naqueles tempos precisávamos ir atrás das músicas. Hoje em dia elas chegam até nós onde quer que estejamos. Se ligamos nosso smartphone, de cara já recebemos alguma oferta musical e ou entramos automaticamente em nossas listas dos aplicativos de streaming. Ao ligarmos nossos computadores, quase que instantaneamente, é na barra de aplicativos musicais que damos os primeiros cliques.

O mundo se transformou, como não poderia deixar de ser e hoje em dia a música está literalmente em toda parte, por isso, conhecer um disco ou até mesmo um novo single pode ser uma tarefa ridiculamente fácil e o bom disso tudo é que essa migração de formato e consequentemente do nosso modo de consumir música fez com que toda uma indústria se redirecionasse e apontasse para novas direções.

Não foi preciso aposentar (de vez) o vinyl. Assim como em todo mercado ou segmento, o que vai sendo ultrapassado vira relíquia, ganha status de cult. O mais importante disso tudo é o resultado final, que é ouvir música e consumi-la onde quer que estejamos, sem precisarmos nos preocupar com rótulos. Vamos ouvir cada vez mais música!



Ps.: Inspiração para este post: "Through The Looking Glass", da Siouxsie And The Banshees. Ainda me lembro como se fosse hoje, comprei minha edição em uma das lojas do Mundial!
Supermercados com pilhas de discos de vinyl Supermercados com pilhas de discos de vinyl Reviewed by Luck Veloso on 20:21 Rating: 5
Postar um comentário

Join Us