Sigue Sigue Sputnik: O projeto britânico que revolucionou a sonoridade dos anos 80


Quem viveu os anos 80 sabe que entre muitas bandas que rolaram naquela profícua década sonora, o Sigue Sigue Sputnik era uma das unanimidades entre várias tribos. O visual andrógeno do grupo, que misturava uma proposta new wave meio punk futurista, somando ainda efeitos sonoros de última geração para a época, samplers diversos e remixes alucinados fez com que sua audiência no Brasil fosse imensa e revolucionou a sonoridade dos anos 80.

O grupo britânico alcançou o sucesso mundial com o hit chiclete Love Missile F1-11, faixa do primeiro álbum, Flaunt It, lançado em 1986. O grupo nasceu com Neal X, Martin Degville, Ray Mayhew, Chris Kavanagh, Yana YaYa tendo Tony James como líder.
 
Tony James e Billy Idol no Generation X em 1979 / Urban Image
Tony James veio da banda General X, onde tocava com Billy Idol, que viria a fazer enorme sucesso em carreira solo. O SSS lançou oficialmente onze álbuns, finalizando a discografia em 2003, porém sem repetir o estrondoso sucesso de Flaunt It.


Se você tem mais de 35 anos certamente já ouviu vários sons dos caras, mas se você não tem essa idade e tenha ficado curioso, procure saber. Eles não inventaram a pólvora, porém fizeram um som que, à época, soou bem inusitado, misturando samplers, guitarras, muito glitter e o melhor, ironia de sobra!
Sigue Sigue Sputnik: O projeto britânico que revolucionou a sonoridade dos anos 80 Sigue Sigue Sputnik: O projeto britânico que revolucionou a sonoridade dos anos 80 Reviewed by Luck Veloso on 20:28 Rating: 5
Postar um comentário

Join Us