O samba nos dá um recado

DJ Halley Seidel: guerreiro do underground carioca / Arquivo Pessoal
O Rio de Janeiro se transforma em cenário mundial do carnaval. Há décadas, goste você ou não, a cidade vira a capital do samba e isso é algo tão forte que podemos sentir a vibração a cada aparição, seja via TV ou pelos milhares de sites que se dedicam a cobrir o evento. 

Observando os foliões guerreiros que na quarta-feira de cinzas dispõem-se a ir para as arquibancadas da Marquês de Sapucaí, mesmo sob o sol senegalês que nos brinda com 40 graus celsius, penso que temos muito o que aprender com o mundo do samba.

O carnaval do Rio em 2016 foi um dos mais quentes de todos os tempos / Luck Veloso

Mesmo com forte disputa entre as escolas de samba, há um sentido de união e  organização envolvida na cidade do samba, que como o nome já diz, se transformou em um pólo construtivo em torno do espetáculo anual. Quase não vemos isso em outros estilos de música no Brasil, salvo o sertanejo, que sempre mostrou força no coletivo.

A música eletrônica também mostra a sua organização a cada dia, mesmo tendo ações diversificadas, muita gente que produz a real música eletrônica no Brasil e no Rio de Janeiro vem colaborando para que a chamada cena se intensifique, como a galera do Rio Music Conference e ainda, os que cuidam para que o underground não morra jamais, como o DJ Halley Seidel e muitos outros incansáveis guerreiros que circulam pelas pistas, nos mais diversos níveis.


O rock também precisa aprender com tudo isso. Organização é a palavra chave. Juntar idéias em prol de um ideal maior, acima de disputas e egos é o que faz um movimento crescer, não apenas no sentido de público,  mas como algo que comece a entrar para um calendário oficial das cidades em todo o país. Que hoje, quarta-feira de cinzas, quando observarmos o resultado das escolas de samba do Rio de Janeiro 2016, mesmo com a falta de um julgador, estejamos atentos ao recado implícito dado pelo samba: organização.

A propósito, parabéns à Estação Primeira de Mangueira, campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2016! 

Você também pode gostar:

0 comentários

Mais vistos