Expo mostra as obras surreais de Darcílio Lima

Darcílio Lima foi um artista nascido em Cascavel, Ceará,  que veio morar no Rio de Janeiro aos 13 anos de idade, tendo passado um curto período internado em uma casa psiquiátrica e nos anos 70 se mudou para a Europa. Uma mente inquieta e brilhante fez com que toda a ebulição existente dentro do artista transbordasse em pura arte.



As pinturas, desenhos e gravuras de Darcílio chegaram até o conhecimento do professor e pintor Ivan Serpa, que impressionado com as linhas surrealistas que revelam todo o turbilhão que habitava em Lima, o ajudou a ganhar maior notoriedade. A Caixa Cultural mostra até o dia 28 de junho 65 peças de Darcílio, em sua maioria desenhos a bico de pena.


Misticismo, sexualidade e religião se misturam nas imagens produzidas por Darcílio, eventualmente ganhando um lado bem obscuro e bizarro. Há ainda uma sequencia de três serigrafias homenageando Che Guevara, feitas pelo artista Antônio Manoel, aquarelada por Darcílio, que nos deixou em 1991.  A expo tem curadoria de Guilherme Gutman.Vale muito a pena conferir!

Serviço:
Exposição Darcílio Lima – Um Universo Fantástico
Caixa Cultural
Av, Almirante Barroso, 25

Centro – Rio de Janeiro (Saída do Metrô Cinelândia).

Você também pode gostar:

0 comentários

Mais vistos

Arquivo