Izmir - A Turquia comportada


Procuro sempre nao me arrepender de coisas mas confesso que durante esta viagem tenho um grande arrependimento. O de nao ter saído mais vezes em Izmir. Hoje teríamos umas quatro horas para visitar a cidade turca. Sentei em um cafe para utilizar a internet mas o garcon me avisou que nao havia serviço em toda a cidade, algum problema, nao sei. Tomei uma Coca-Cola e comecei a andar sem rumo pela rua principal do centro da cidade, que é em frente ao mar. Um clima delicioso em uma tarde de sexta-feirar. Izmir tem muitos bancos em frente ao mar e nao é difícil ver vários casais de namorados curtindo o visual romântico proporcionado pela cidade, incrível.

Fui andando pela orla tentando fazer o máximo de fotos possível. Consegui boas imagens mas o que mais me interessava no passeio por Izmir eram as pequenas vielas que brotavam nas ruas principais. Se um dia você for a Izmir, entre na rua principal atras da que esta em frente ao mar, ou seja, a rua paralela na parte de trás. Ela é entrecortada por varias vielas cheias de bares charmosos com seus pufes de couro altamente convidativos. Tive sorte nesta nova ida a Izmir pois estava havendo na cidade a famosa mostra "Cow Parade", onde varias obras de arte em forma de vacas sao colocadas em pontos estratégicos da cidade. cliquei algumas mas a mais engraçada foi a que esta dentro da chicara, como se fosse uma pessoa em uma banheira. Muito interessante.

Izmir é a terceira maior cidade da Turquia e uma das que mais sofreram intervenções culturais por parte do ocidente. Isso proporciona uma maior liberdade de expressão e de comportamento, muito mais ate que Istambul. Nota-se o numero reduzido de mulheres com lenço e nao consegui ver nenhuma utilizando burka, ao contrario de Istambul onde ha varias. Quis andar mais pelas ruas mas o cansaço da noite anterior, em que toquei na Noche Blanca era um tanto grande, mas já havia caminhado por duas horas pelo centro da cidade, entao decidi voltar ao navio para uma dormida antes do coquetel de gala. Aproveitei ainda para fazer umas fotos da saída de Izmir na proa do navio, pegando umas imagens bem legais tanto da cidade quanto das gaivotas que acompanhavam o barco em sua despedida.

Escrevi este post no backstage do coquetel de gala, curtindo a banda de jazz se apresentando ao vivo no Gran Teatro Mirassiera - Musicos: Pera (sax), Gabriel (baixo) e Alfie (piano).

Você também pode gostar:

0 comentários

Mais vistos