Croacia - Dubrovnik finalmente!

9 de setembro, ao mar, saindo de Corfu (Grecia), a caminho de Katakolon - Olimpia, 16:54.

Finalmente conheci um pouco de Dubrovnik. Nunca havia saído na cidade da Croacia porque, ou chegávamos super cedo e saiamos quando eu estava acordando ou porque a internet do porto da cidade é tao boa e ficamos por vários dias sem net que quando temos uma boa conexão, nao da vontade de fazer mais nada senão ficar ali, atualizando posts, blogs e escrevendo para quem amamos, gostamos, amigos, enfim, a tao amada e odiada net. Mas desta vez foi diferente. Gracas a outro carioca maluco que chegou ha pouco aqui, o bailarino Rodney, nao fiquei preso ali as redes sociais e rumamos ao centro histórico da revivida Dubrovnik, que com toda a separação que houve na Iuguslavia ganhou um novo ritmo, um outro fôlego e pode entao recuperar todo o exuberante visual que exibe diariamente para os turistas.

Uma sensação engraçada tomou conta de mim. Era estranho pegar um ônibus na Croacia e seguir, sem ter idéia de onde iria parar. Mas isso é a recompensa da liberdade, de espirito, de alma e se um dia você puder fazer isso, esteja onde estiver, faca. Lembro que eu também fazia isso no centro do Rio de Janeiro, quando tinha ainda uns 15 anos, andava pelas ruas sem saber onde iria sair, sempre gostei disso. Aos 15 anos de idade ainda estamos conhecendo outros bairros ao lado do nosso, imagine fazer isso em uma cidade como o Rio de Janeiro. Agora fazia isso aqui na Croacia e fiquei como naqueles tempos de criança, maravilhado com o que via. A cidade é simplesmente incrível! Dubrovnik nos remete a tempos antigos, parece que você acabou de entrar em um daqueles filmes da idade media, com muitos castelos, muros de pedra e uma parte da cidade antiga em que o piso é todo feito de pedra, inclusive as ruas, cercadas por igrejas medievais. Simplesmente fantástico! Vou publicar as fotos nos Orkuts e Facebooks da vida, busque e vera.

Ficamos ali tirando trocentas fotos e rindo de tudo, do vento, das pessoas, dos carros e observando o jeito de falar do povo, gente vinda obviamente de varias partes do mundo. O futebol do Brasil é sempre a primeira observação que os turistas fazem. Ao pedirmos a um grupo de Moscou um abridor emprestado, nos perguntaram de onde éramos. Ao citar Brasil, os caras se levantaram sorrindo e falando "Robinho". Engracado. Encontramos ainda um outro grupo de Argentinos que ao saberem nossa nacionalidade, apertaram nossa mao e disseram "hermanos", embora tenham feito uma leve piada sobre nossa saída na Copa, mas como eles também nao ganharam (nao acredito que to falando de futebol!), seguimos iguais! Andar pelas ruas antigas de Dubrovnik foi uma das experiências mais diferentes que tive ate agora nesta minha estada na Europa. Se você for passear por estes cantos, recomendo que inclua Dubrovnik em seu roteiro, nao se arrependera.

Enquanto escrevo este post, ouco a trilha sonora original de Nip Tuck (Paty, tua coleção esta aqui comigo, sempre! rs) e uma das musicas me lembrou um pouco o que vivi ontem. Rodney, o carioca mais doido que conheço depois do Galo (Marcio Miranda, meu antigo amigo de escola) andava pelas ruas da cidade pulando e cantando como criança e fazendo umas macaquices que somente quem é bailarino pode fazer. Enquanto eu ia fotografando o lugar e o maluco, nao me agüentava de rir do olhar das pessoas em nossa direção. Citei a trilha sonora de Nip Tuck porque ha uma musica que tocou agora que diz: " You travel the world but you can't runaway from the person you are in your heart" ('Voce viaja o mundo mas você nao pode fugir da pessoa que você é no seu coração' - uma tradução literal por conta própria). A musica é "Just Be Me", de Kirsty Hawkshaw e é uma verdade. A ser constatada, cantada e seguida. Nunca fuja do que você é, porque ser autentico é uma prova de lealdade, a si mesmo, portanto, se estiver em algum lugar e quiser comemorar como louco, o faca, porque nao sabemos ate quando isso sera possível.

Musicas que ouvi enquanto escrevia este post:

Just Be Me - Kirsty Hawkshaw
Lonely - Bebel Gilberto
Elvis - Alpha Stargazing
Following - Chongking
Pride - Syntax

Todas as faixas sao da trilha sonora da série "Nip Tuck" ('Estética' no Brasil).

Você também pode gostar:

0 comentários

Mais vistos