Confessions Tour - Heraklion


Confessions tour - Heraklion - 06:11 sexta-feira, 20 agosto de 2010.

Mas eu preciso de outros sapatos, de outras roupas, outros temperos… Cheguei na minha cabine ha pelo menos uma hora e hoje foi uma noite de sucesso, fiz a chamada Noche Blanca, em que toco somente o que me der na telha de musica eletrônica mundial, nao importa a mescla e realmente fiz uma festa quase particular, toquei ate "Personal Jesus", do meu amado Depeche Mode… tudo ótimo, tudo bem, mas ao chegar na cabine, comecei a ouvir umas coisas brasileiras que tenho guardadas aqui no meu HD e esbarrei com a discografia completa do Chico Buarque… Nossa, pra que… Abri a pasta do disco "As Cidades" de 1998 e comecei a ouvir "Carioca". Desandei a chorar. Muito. Nao sei porque, sinceramente… acho que ando com saudades de ouvir português. Mesmo convivendo com vários brasileiros por aqui, mas esse disco do Chico me marcou muito, foi uma época louca pra mim, fiquei sabendo que teria uma filha e varias mudanças estavam acontecendo na minha vida… Ouvi o disco inteiro chorando a cada musica. Sim, tomei umas cervejas na festa, com certeza e isso me deixa muito emotivo, quando ouco coisas que gosto, desando a chorar, sou um chorão… Quando Chico começou a cantar "Iracema Voou" foi demais, parecia que escorria um rio de meus olhos. A letra e fortíssima, alias, como tudo o que Chico escreve. Confesso que esse disco me deixa no chão, tinha muito tempo que nao ouvia… e comecei a escutar…"vê um filme de quando em vez, nao domina o idioma inglês, lava chão numa casa de cha… tem saído ao luar com um mímico, ambiciona estudar canto lírico.. nao da mole pra policia, se puder vai ficando por la, tem saudade do Ceara, mas nao muita, uns dias afoita, me liga a cobrar, Iracema da America…"

Musica me deixa muito emocionado, ainda mais quando estou com saudade, neste caso, de tanta coisa… saudade das pessoas, de quem eu amo, de quem gosto, do que gosto, de muita coisa junta… eu gosto de muita coisa, de muita gente, sou um verdadeiro baú de emoções ambulante… é muito difícil quando dou de cara comigo em um quarto escuro e ouvindo musica, porque tudo vem a mente e ai êh uma coisa sofrida. Mas é gostoso… porque adoro sentir essa emoção que a musica causa, de dor, de felicidade, de perda, de ganho, de novidade, de coisa antiga, enfim, o que for, a musica aumenta… Fui buscando outras pastas escondidas no HD e achei Legiao Urbana, "Andrea Doria", nossa, como curti essa musica nos anos 80… "Fariamos florestas no deserto… e diamantes de pedaços de vidro…", nossa que tijolada. Queria muito que as letras atualmente tivessem essa qualidade. E fui andando pelo meu HD, nao consegui sair da pasta "Nacional", queria muito ouvir musicas do Brasil e fui pegando as coisas mais velhas com o que cresci, tanto de tamanho quanto de alma e dei de cara com outra discografia pesada de ouvir… Maria Bethania… Essa mulher, que pra mim é um misto de pessoa e bruxa, cantou pra mim desde criança. Fui ali ouvindo isso meio que na marra, entre varias partidas de baralho vividas por minha família e aprendi a gostar daquele drama todo… "nao da mais pra segurar, explode coração", só coisa bonita que ela canta… Entao dei um descuido e entrou sem que eu escolhesse o Raulzito… "Eu também vou reclamar"… hahaha, perfeito! "To trancado aqui no quarto, de pijama, porque tem visita estranha na sala ai pego e passo a vista no jornal". Agora também choro, mas alegre, rindo ao mesmo tempo, porque Raul sintetiza toda a loucura que vivemos, seja o tempo que for: "Dois problemas se misturam, a verdade do universo e a prestação que vai vencer, entro com a garrafa de bebida enristada porque minha mulher nao pode ver…" Pare o mundo que eu quero descer!

Mas nao resisti e voltei para a Bethania… "Sonho Meu"… vai buscar quem mora longe, sonho meu… um sambinha delicioso de 1979, nossa, como ouvi isso enquanto ia para a escola, sem ainda fazer idéia do que era sofrer por amor, naquela minha infância magica…e como diria meu irmão, eu já era sambista sem saber… mas insisto em dizer que nao gosto de samba, embora ame Bethania, Cartola e o mangueirense Chico Buarque. Nossa, que chorão estou, agora em lagrimas novamente… acho que abri a capsula do tempo no meu computador. Me perdoe se você ta tentando ler isso, porque imagino o quanto chato esse texto esta, mas gosto de desabafar nesse canto digital, perdão. Lembro que sempre me sacaneavam quando eu trabalhava como DJ no York, no Rio de Janeiro e tínhamos uma cantora que rolava uns sons ao vivo, eu sempre pedia "Ronda", que é o cumulo da dor de cotovelo, mas eu gosto, porque fala a verdade, que todos já sentimos, embora nao confessemos. Entao, já que é pra dramatizar, emendei em "Negue". Nao sei como Marcelo Nova teve a coragem de fazer aquela versão esculachada com o Camisa de Venus (que adoro por sinal), porque essa musica é uma confissão de quem ama incondicionalmente. Muito bonito. Realmente nao sei o que me deu, como diria Renato Russo, "vem de repente um anjo triste perto de mim"… e fiquei aqui na minha cama, no meio do mar grego ouvindo nostalgia do Brasil e me derramando em choro que nem um bebe desmamado, quando pra finalizar, peguei o Los Hermanos (que nao curto, tenho implicância, nao sei…) e coloquei 'na vitrola' um som que ate respeito e admiro, "Todo carnaval tem seu fim"… Confesso que gostei, prestei atenção ao que Camelo diz e o cara realmente é bom, me rendo tardiamente, principalmente quando ele esbraveja: "Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz"… to pintando o meu. Quando nao agüentava mais de sono, ouvi Good Bye Blue Sky, do Pink Floyd para acabar de vez com as lagrimas que restavam e tratei de catar a cama... Um beijo!

ps.: a foto acima eh de Veneza, mas quando a fiz, sentia algo assim, saudade, nao sei, por isso o muro, quem sabe das lamentacoes (hahaha), mas to feliz, acredite!

Musicas deste post:

Disco "As Cidades, de Chico Buarque
Todo Carnaval tem seu Fim - Los Hermanos
Voce - Tim Maia
Andrea Doria - Legiao Urbana
Sonho Meu - Maria Bethania
Ronda - Maria Bethania
Negue - Maria Bethania
Eu Tambem vou reclamar - Raul Seixas
Goodbye Blue Sky - Pink Floyd

Você também pode gostar:

1 comentários

Mais vistos