STCW – O caminho para trabalhar embarcado














Sinceramente achei que depois de 20 anos não mais precisaria aprender sobre navios e coisas parecidas, mas a vida nos prega peças e cá estou durante uma semana completamente dedicado a saber exatamente tudo sobre proa, deck, bordos e outras trapizungas tão comuns aos marinheiros. No meu caso, não de primeira viagem. Fui convidado a tocar em um navio e confesso que estou adorando toda a movimentação que isso envolve.

Todo profissional que pretende um dia trabalhar embarcado em um navio tem que ter antes de qualquer coisa, o STCW (SEAFARER’S TRAINING, CERTIFICATION and WATCHKEEPING), que é um certificado com validade internacional que o credencia a embarcar (a trabalho) em um navio, seja de qual porte for. No meu caso, como trabalharei em um cruzeiro com quase mil e quinhentos tripulantes a bordo (foto), tive que me embrenhar nos conhecimentos para obter o certificado. A experiência tem sido ótima!

Conhecimentos práticos durante toda a semana e uma prova de arrasar na sexta-feira. Sábado e domingo inteiramente dedicados às provas práticas. Se o seu navio afundar, o que deverá ser feito? Então tome de jogar bote ao mar (no caso do treinamento, piscina) e colocar em prática todo o conhecimento adquirido na sala de aula. E se o bote cair de cabeça pra baixo? Será nestas instruções que aprenderemos como nos virarmos em todas as possíveis situaçoes que envolvem um naufrágio. O domingão será dedicado à sobrevivência na selva...

Tomara que nunca precisemos pôr em prática todo o conhecimento adquirido mas, sem dúvida, é um grande aprendizado, que vale não somente para a vida a bordo mas como em toda a nossa existência. O carnaval será a bordo do cruzeiro de bandeira espanhola, que fará um circuito Brasil em vários pontos que descreverei por aqui nos próximos dias e tenha certeza, aqui será o meu verdadeiro ´diário de bordo´, onde vou contar (quase) tudo o que vivenciarei a bordo, stay tuned!

Aqui no site da Greisse Olson, que é nossa amiga e trabalhou comigo em navios, tem uma lista interessante de lugares onde é possível obter o STCW:

Onde fazer o curso de STCW

Você também pode gostar:

0 comentários

Mais vistos

Arquivo